Robô Gladiador - Estudo de motores

Definição

Motor é uma máquina que utiliza fontes motoras para realizar trabalho, convertendo energia em energia mecânica.


Quando foi criado

O motor foi criado com a intenção de substituir as fontes de realizar trabalho de forma mais fácil, pois não haveria de depender de cavalos, força do vento, máquinas a vapor ou até mesmo da força humana. Com as teorias de Nicolas Léonard Sadi Carnot, foi patenteado o primeiro motor à combustão interna pelo americano Samuel Moray.


Motor a gasolina e a diesel

Após o americano patentiar a invenção, vários tipos de motores foram criados, com o objetivo de aprimorar a eficiência do motor, como o Motor Boxer desenvolvido por Karl Benz (fundador da Mercedes Benz) que funciona com uma combustão interna, cujos pistões são contrapostos para gerar trabalho, sendo utilizado gasolina para mover. 

Após um tempo, outro engenheiro alemão chamado Rudolf Diesel, criou a ideia de um motor movido a óleo de amendoim e que foi apresentado em 1900. O motor funciona a combustão interna, que funciona pelo aumento na temperatura causado pela compressão do ar. 



         

(Funcionamento do Motor Boxer)                                      (Funcionamento do Motor a Diesel)


Motor Elétrico

O motor elétrico é um dispositivo usado na conversão a energia elétrica em energia mecânica. Ele funciona por meio dos princípios fundamentais do eletromagnetismo, determinando que a criação de campos magnéticos ocorre pelo movimento das cargas elétricas e que os campos magnéticos com polaridades iguais vão se repelir.




Tipos de motores elétricos

-Motor elétrico de corrente alternada (CA): No motor de corrente alternada um campo magnético é produzido por bobinas percorridas por correntes elétricas alternadas. Ou seja, há um rotor constituído por um ímã ou bobina que é alimentado pela corrente elétrica.

-Motor de corrente alternada Trifásico: De modo geral os motores trifásicos têm aplicações industriais. Contém 4 condutores de entrada de energia, que recebe tensões entre 220/380 e 380/660 volts. Esse propulsor contém 3 conjuntos de bobinas. A força eletromagnética resultante é muito maior que o modelo monofásico, portanto, seu estator consegue vencer o estado de inércia do rotor sem um auxílio extra.

-Motor de corrente contínua: A construção desses motores foi pensada para receber energia de uma fonte polarizada, ou seja, de um sistema onde a energia fornecida percorre um caminho entre entrada e saída. Essa corrente elétrica externa alimenta o rotor do motor pelo polo de entrada que conduz a eletricidade da fonte a um componente que chamamos de comutador, que por sua vez está conectado a uma armadura.

OBSERVAÇÃO: Também há outros tipos de motores elétricos, porém estes são os mais utilizados.

Referências

- https://blog.acoplastbrasil.com.br/motor/

- https://www.tecfil.com.br/quais-sao-os-tipos-de-motores-de-um-carro/

- https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor

- https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_boxer

- https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Benz

- https://brasilescola.uol.com.br/biografia/rudolf-christian-karl-diesel.htm

- https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eletricidade-acionamento-motores-eletricos.htm

- https://www.abecom.com.br/tipos-de-motor-eletrico/




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